A semana das crises

Há algumas semanas no blogue It’s (not) about you, de Miguel Albano, que nos apresenta boas dicas e informações de como as consultoras de comunicação podem utilizar bem as medias sociais no mercado das relações públicas, publicou um belíssimo artigo sobre as formas de como conseguir uma comunicação eficiente das empresas para com os clientes e consumidores finais.

Segundo o conhecimento básico, há que se atender sempre bem, mesmo que para perceber isso não sejam necessários muitos estudos aprofundados pois esta é uma informação de conhecimento universal. E não é que, há dois dias, no blogue Browserd, Pedro Rebelo publicou três artigos a respeito de problemas e mau atendimento numa instituição bancária! Se forem conferir as entradas, o autor é um cliente antigo do banco, que foi repetidamente mal atendido por clara falta de treinamento para as relações interpessoais do colaborador que não tentou em nenhum momento informa-lo, esclarece-lo ou tranquiliza-lo sobre a situação!

Neste exemplo, que serve como óptimo estudo de caso, temos a falta do treinamento para o relacionamento com o cliente, que “sempre tem razão”, temos a falta de resposta da instituição ao problema com a falta de atenção para as informações não personalizadas que lhe são passadas, e por incrível que pareça, temos uma resposta um pouco mais rápida e quase imediata quando o assunto foi abordado na internet. É a gestão da reputação e de crises da era digital a entrar em acção, muito mais rápido e eficientemente do que nos meios tradicionais (telefones e cartas). A acompanhar o caso e ver como se resolve a saga do autor.

Esta semana, diga-se de passagem, está recheada de textos e debates na blogosfera a respeito da gestão de reputação. Outro bom artigo sobre o assunto é do Bruno Ribeiro, no Dissonância Cognitiva, em que aborda o caso da Justiça contra o blogue difamatório e melhor ainda é a discussão gerada sobre o mesmo assunto nos comentários do texto de Paulo Querido.

E ainda, o Pedro Rocha, do Will it Brand? nos indica um estudo de Paul Dunay sobre Reputation Management Survey for New Media.

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Uma resposta to “A semana das crises”

  1. Ouve-se a blogosfera em Portugal? | browserd.com Says:

    […] blogosfera mexe. A situação que é linkada inicialmente pela Flavia Paluello no seu site Noticiare em 4 de Julho, está a 22 do mesmo mês no artigo “Quando o cliente […]


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