Social Media – Blogs X Wiki na comunicação empresarial

Um dos meus passatempos preferidos é a pesquisa da internet. E ao visitar diversos sites sobre relações públicas, jornalismo, social media e todas as tendências da área de comunicação me deparei com discussões muito interessantes. Uma delas é sobre os blogs corporativos e o poder da Web 2.0.

A propósito disto me ocorreu que os servidores de Wiki podem ser uma melhor ideia para esse tipo de comunicação corporativa do que os blogs. Assim todos podem colaborar e opinar e as conversações podem originar muitos debates interessantes. Um exemplo de Wiki (que está disfarçado de blog) é o Collective Conversation (da Hill & Knowlton), do qual tomei conhecimento também aqui. Outra sugestão interessante pode ser juntar os dois, Blog e Wiki, como Martin Fowler já pensou, mas ainda não está totalmente desenvolvido.

Nos serviços de Wiki um dos principais pontos negativos são a inexperiência de alguns comentadores ou mesmo os hackers que podem atacá-los. O exemplo do Collective Conversation é promover óptimas discussões e outras nem tanto. Diria mesmo que algumas sem nenhum interesse. Pelo menos para mim.

Já nos blogs a integração de leitores e escritores é feita através dos comentários e de mensagens de correio electrónico e não directamente nos textos. É menos dinâmico e as intervenções podem ser mais facilmente filtradas, editadas e até censuradas.

Mas se temos um público-alvo de interesses em comum com o da empresa, é muito mais interessante abrir o diálogo e aceitar intervenções e sugestões. Que mesmo assim podem ser editadas e filtradas. Por isso penso que a opção Wiki, muitas vezes pode ser mais interessante.

Fico imaginado o que aconteceria se conseguirmos converter alguns dos blogs nacionais sobre comunicação, relações públicas, jornalismo etc., em um grande Wiki sobre a comunicação em Portugal.

Depois desta primeira conversa gostaria da vossa opinião.

Qual dos meios de social media é mais viável e confiável para a comunicação empresarial?

Qual deles pode ter maior influência, atingir mais pessoas e trazer os melhores resultados?

Por último vale a pena a dica de leitura sobre blog corporativo e também acompanhar as informações da discussão sobre o assunto.

Uma resposta to “Social Media – Blogs X Wiki na comunicação empresarial”

  1. Finalmente a conferência! « Noticiare Says:

    […] notícias, relações públicas by FlaviaPM (Fefa-PT) em Março 28th, 2008 Como foi dito aqui estava atenta às notícias sobre a discussão/conferência sobre blogs corporativos que estava a […]


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: