Portugal X Brasil sobre os blogues

As últimas semanas no Brasil têm sido semanas de indignação e de protesto por parte de bloggers. Isto porque o Blue Bus, um blogue “jornalístico” publicou uma nota a respeito da acção da Coca-cola específica para bloggers. A acção era para o lançamento de um novo produto e o autor do blogue insinuou que os bloggers que publicaram a respeito do tema seriam proprietários de blogues de aluguer. Até repercussão internacional já teve.

Aqui em Portugal, sabemos de duas primeiras experiências de contacto das empresas com os bloggers. A primeira delas é a acção da Lift na Semana Académica de Lisboa e a segunda é a da Torke 2.0, que convidou alguns bloggers para a festa de lançamento do MySpace Portugal (disclaimer: na época eu ainda não era colaboradora da Torke 2.0). São poucos os exemplos actuais mas vão tornar-se cada vez mais frequentes e, é justamente por isso, que após o caso do Aqui e Agora, na SIC, alguns dos bloggers portugueses resolveram agir e tentar evitar que algo parecido acontecesse em Portugal.

Já está disponível há, pelo menos, um mês na Wiki do PtBlogs, um documento que serve de guia para os autores que quiserem utilizar os seus blogues como instrumento de divulgação de marcas e produtos. O documento deixa claro que apenas tem a pretensão de ser um guia, não uma lei ou regra a ser seguida por todos e que seja impingida. A intenção, como já foi dito aqui, é apenas ajudar a formar uma opinião diferente da exposta no programa e separar o joio do trigo como diz Marco Santos, do Bitaites.

Para explicar mais sobre a iniciativa estarão disponíveis entrevistas em vídeo com alguns dos primeiros participantes do movimento no canal PtBlogs do Sapo Vídeo. A primeira entrevista de Paulo Querido, é justamente com Benjamin Júnior, que foi o responsável pela abertura da sala do PtBlogs no friendfeed. Nesta entrevista conta-se como foi pensada a iniciativa e quais os objectivos da mesma.

2 Respostas to “Portugal X Brasil sobre os blogues”

  1. Allan Says:

    Legal o post Flávia,

    Pelo que acompanhei de toda a repercussão do caso Blue Bus, toda essa indignação partiu do “incomodo”, no fato da Coca Cola ter selecionado os blogs em questão. E geralmente é assim, caso nenhuma empresa houvesse reconhecido blogs como midia, haveria gente reclamando, selecionam alguns (algo necessário, para a imagem da própria Coca Cola…) e também aparece gente reclamando…

    Eu concordo com a ação, e vejo como o começo de futuras ações bem sucedidas na Internet, como os casos envolvendo a ARG do Filme Batman: The Dark Knight.

    Abs.

  2. FlaviaPM (Fefa-PT) Says:

    Obrigada pela visita Allan🙂
    A sua resposta fica para o próximo artigo a ser publicado, senão íamos ter aqui um texto enorme😉

    Abraços.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: