Ficam sempre as dúvidas

Vídeo – The Daily Show – Obama Cartoon *

Robert French pergunta, no PR Open Mic, se Jon Stewart tem razão em seu comentário sobre o cartoon da New Yorker no programa The Daily Show.

Barack Obama should in no way be upset about the cartoon that depicts him as a Muslim extremist, because you know who gets upset about cartoons? Muslim extremists.

RD French também pergunta se Barack Obama deveria ter respondido como sugere Jon Stewart. Eu se tivesse de aconselhar um caso semelhante jamais utilizaria a resposta acima. Mesmo ela, pode provocar mal estar e gerar novos debates e polémicas. E é exactamente este tipo de buzz que queremos evitar. Mas não é por isso que a reposta não possa ser considerada como óptima (para dizer o mínimo). Há também que se analisar que  Jon Stewart está a fazer campanha em favor de Barack Obama desde o início e que se a equipa, que lhe ajuda nas pesquisas e escreve os textos, fosse a responsável pela comunicação do candidato a campanha seria muito mais directa e divertida. Vale a pena pelas diferenças de tom entre os comentários sobre Bush, a família Clinton e o casal Obama. Jon sempre foi defensor de Barack e pode-se dar ao luxo de utilizar-se de frases polémicas e satíricas a favor da sua preferência política.

No vídeo há, ainda, a ênfase no papel dos meios de comunicação social tradicionais para a propagação de polémicas e discussões que desviam e encobrem do público os assuntos realmente essenciais e importantes. E eu pergunto qual é o papel das consultoras de comunicação para evitar ou favorecer este comportamento dos media? Vale tudo por tudo ou há que se ponderar todos os prós e contras de uma acção de desvio da atenção para assuntos sem mérito? Quando evitar e quando favorecer o fait-divert ? É uma questão ética, que eu tenho dificuldade em aceitar como verdade, aquela história do falem bem ou mal mas falem de mim, acho que nem sempre pode ser aplicado com 100% de segurança. Ainda acho que no caso do falar mal do casal Obama ou da revista que lhe fez o cartoon desvia o público dos assuntos importantes que ele ainda não apresentou no seu programa de governo.

No caso ficam sempre as dúvidas: O que poderia ter sido feito de diferente? Qual seria a atitude mais correcta? Qual é a resposta certa?

*Não consegui colocar o vídeo aqui no post, por isso ficou só a ligação para o site com o original.

2 Respostas to “Ficam sempre as dúvidas”

  1. Tiago Says:

    Sem tempo para ver o video, mas com tempo para responder antes de passar a “off-line”…

    Ao ler o teu texto lembrei-me de como o Sarkosy, desviou as atenções da politica para a vida cor de rosa… e mais tarde quando lhe interessou (pensou que tenha sido opção dele) voltou a colocar as atenções onde mais lhe interessavam.

    Os fait-divers em política podem ser muito proveitosos, porque desviam as atenções do essencial.

    Julgo que se o Obama tivesse dado mais atenções aos cartoons estaria a desviar a atenção de todos os media para aquela situação, assim fez apenas algumas referencias e continuou com a sua campanha. Até porque já não é a primeira vez que lhe são feitas insinuações do género…

    now going off line

  2. FlaviaPM (Fefa-PT) Says:

    Olá Tiago.
    Aconselho-o a assistir o vídeo quando tiveres tempo, é mesmo muito bom!🙂

    Quanto ao desvio da atenção pelos medias tradicionais, provocado ou não, pelo trabalho dos consultores de comunicação com a intenção de “proteger” seus clientes não me parece uma alternativa muito concreta nos tempos em que a media social faz o papel de porta-voz da sociedade e não mais se pode controlar o fluxo de informação.

    Por isso vale o exercício de reflexão para ver quais as alternativas e quais as acções mais válidas a serem empregadas para a gestão da reputação e, principalmente, da gestão de crise.🙂


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: