Crescimento da blogosfera em Portugal

Efervescência parece que é mesmo o termo da semana (Rodrigo Saraiva e Miguel Albano já utilizaram o termo para assinalar algumas das novidades). Mas é que realmente temos observado nas últimas semanas o crescimento da blogosfera da comunicação em Portugal.

Isto porque surgiram nas últimas semanas alguns blogues interessantes para a área de relações públicas e comunicação. A criação de todos estes blogues portugueses ajuda a confirmar a tendência de que a blogosfera e as medias sociais são o futuro da comunicação.

Resta saber quais dos novos blogs irão vingar e quais realmente trarão informações importantes para a discussão da evolução da comunicação no país. Do meu ponto de vista o principal objectivo é que os interessados percebam como funciona a blogosfera e a relação dos bloggers entre si, dos bloggers com as consultoras de comunicação e dos bloggers com os produtos e empresas.

Também vale a pena acompanhar os “novatos” para saber quais as ideias que passarão do papel a acção e como vão estabelecer as propostas de utilização de tais novas ferramentas para os clientes.

Nas novidades vale ressaltar o blog de José Manuel Costa, da GCI; o Beware of the Dog, de José Caria; e as iniciativas da Lift com o Blogs.Lift e o Food for Thought, blog de Salvador da Cunha. Outra novidade é a presença de João Duarte, da YoungNetwork, no Twitter.

Resta-me apenas felicitar os novos adeptos da blogosfera e desejar-lhe boa sorte e que possam promover muitas discussões relevantes que promovam o desenvolvimento da comunicação em Portugal.

4 Respostas to “Crescimento da blogosfera em Portugal”

  1. Paulo Querido Says:

    Com veneno: vá lá, demoraram só 5 anos a chegar. Espero que não se convençam que antes deles, o deserto.

    Sem veneno: é uma rede de grande valor que se constroi assim. Que as conversas não descambem, boa sorte.

  2. FlaviaPM (Fefa-PT) Says:

    É isso também espero que as coisas corram bem e possa-se trocar muitas informações.
    Lógico que nem tudo pode-se aproveitar, mas já é alguma coisa a diversidade.

    (com veneno)Cá para nós a comunidade que já aqui está na blogosfera há algum tempo nunca permitiria que os novatos passassem a pregar que antes deles nada existia!🙂

  3. Boas discussões, por enquanto, nada repetitivas « Noticiare Says:

    […] no Noticiare, Paulo Querido, comentou que as consultoras de comunicação chegaram à blogosfera com um atraso […]

  4. Carlos José Teixeira Says:

    Flávia…
    cabe-me o papel de advogado do diabo.
    conforme sabes, sou um partidário da utilização dos medis sociais por parte das organizações, assim como sou muito crítico em relação a alguma agência de comunicação que não tenha, no mínimo, um blogue.
    isso está em marcha e a acontecer cada vez mais, felizmente.
    infelizmente, o que vejo é que, ainda agora chegados, e já começam a fazer “panelinhas”… estranho é que, ainda por cima, os blogues de “rookie”, como o meu, são os que mais alinham na parvoice…
    enfim, não há-de ser nada.
    talvez seja uma questão de auto-regulação ou de aprenderem que, especialmente num blogue de comunicação o conteúdo conta. não são só relações de influência e toma lá link passa pra cá o teu…

    abraço,
    cjt


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: