Quantidade X Qualidade

Como todos os grandes profissionais da área de comunicação, Seth Godin é um exemplo a seguir e a ter em consideração quando pensamos em comunicação para a web social. É um dos indivíduos que mais se destacam, que conhece o mundo das relações públicas e que soube transpor a barreira do tradicional e adapta-lo ao online. Neste vídeo, que recebi via mensagem da @VanessaQuitério, Seth Godin coloca toda a verdade de forma nua e crua e demonstra um excelente conhecimento da realidade. O grande ponto aqui é: mais uma vez, para os profissionais já com algum conhecimento, nada do que é exposto pode ser considerado novidade! Mas é uma excelente oportunidade de partilha de opiniões e modos de agir que deve ser absorvido pelos novos profissionais como verdade absoluta.

O que Seth Godin afirma é que a sociedade, como a conhecemos, sempre funcionou desta forma e as mesmas regras podem e devem ser aplicadas à web social. Mas que forma é esta? É a dos verdadeiros relacionamentos.

Sempre tivemos por amigos aqueles que mais nos identificamos e conhecemos melhor. Aqueles com quem realmente mantemos uma relação, com quem partilhamos ideologias, opiniões e até discordamos e discutimos. Assim como também sempre nos acompanharam ao longo da vida, os conhecidos e colegas, aqueles com quem não nos identificamos tão intimamente, mas que temos de conviver :) O mesmo princípio aplica-se às redes sociais ou a web social, por isto a chamamos de SOCIAL. A vantagem vem de ser em maior escala, de forma mais abrangente e global.

Precisamos é ter exactamente esta ideia de Social em conta na hora de propor para empresas, marcas e produtos algum plano de comunicação na web social. Como afirma, Godin, a popularidade exagerada no Facebook, Twitter ou qualquer outra ferramenta da web social, com utilizadores que apresentam milhares de seguidores e amigos, podem e devem ser considerados no caso de uma campanha que apenas necessite de exibir como ROI – Quantidade. Os milhares de utilizadores devem apenas ser contabilizados como “hits” de um site, exactamente, como afirma Godin.

A Qualidade é muito mais difícil de conseguir pois temos de conquistar uma verdadeira relação com os contactos. Por isto, a importância de contribuir com conteúdo relevante para a web social – devemos sempre ter em mente que para uma alta qualidade é preciso um alto investimento, em conteúdo e relacionamento – Sempre!

Mais uma vez, e para que fique claro a todos os que utilizam a web social como ferramenta de comunicação e interacção das empresas, marcas e produtos, a qualidade é muito mais valiosa e é o que deve ser focado em todos os projectos.

Mais valem 100 followers (influentes e formadores de opinião) do que 500 mil. Esta afirmação remete a uma questão interessante: Quantos dos profissionais envolvidos em RP e Comunicação, em Portugal, conhecem e sabem enumerar quais os indivíduos que valem a pena e podem ser úteis para um determinado projecto ou campanha? E outra questão importante: Sabem como abordá-los? ;)

About these ads

Uma resposta to “Quantidade X Qualidade”


Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: